terça-feira, 22 de novembro de 2011

A ANGÚSTIA DE VIVER SOZINHO

Para muitos, estar sozinho depois de um longo tempo casado é um desafio. É um mixto de liberdade e de choque com uma realidade não percebida antes.
Colocamo-nos diante de nossas limitações. Facilmente nos deprimimos porque existe um hábito de se estar com alguém e que agora foi interrompido.
Tudo culpa do Amor Romântico que é um tipo de amor que coloca expectativas no outro parceiro. Daí vivemos um teatro. Tentamos mudar o outro segundo nossas expectativas e quando isso não acontece nós nos frustramos. Tentamos parecer do "jeito que ela quer" e isso pode ser doloroso. Não vivemos nossa liberdade. Assim, nos anulamos. E um dia a casa cai. 
Dependendo dos danos familiares, quando nos deparamos sozinhos, é comum nos entregarmos ao sentimento de solidão. E então achamos que só um outro relacionamento pode nos livrar desse sentimento opressor. 
Aprendi que solidão é ausência de si mesmo. Não do outro. O outro jamais poderá me satisfazer. O príncipe encantado só existe nas histórias, a princesa que me espera eternamente só está nos livros românticos. 
Devo falar mais sobre o amor romântico no meu outro blog: http://terapeutagaurav.blogspot.com em breve. Lá eu discuto assuntos como esse.
E o que tem isso a ver com o homem que mora só? Tudo. Porque nossos desafios em casa são um espelho do nosso mundo interior. 
Precisamos nos bancar nessa área também. Para que sejamos felizes porque nos bastamos. Não precisamos de outra pessoa. Precisamos de nós próprios. 
É muito fácil pagar uma faxineira para colocar em ordem nossa bagunça. Eu mesmo faço isso. Mas precisamos aprender a lidar com isso. Precisamos, inclusive, não depender da faxineira. Lidar nós mesmos com nossa (des)organização. Esse é o propósito desse blog. Apontar possibilidades de organização interna e externa.

Nenhum comentário: