terça-feira, 27 de dezembro de 2011

AFINAL, O QUE É SER ORGANIZADO?

Ser organizado é saber onde colocou as chaves? É saber onde está o controle da TV? Ou será etiquetar os potinhos dos condimentos que estão no armário da cozinha?
É tudo isso e nada disso! Eu explico! Essas coisas que nós sabemos que precisamos fazer são uma sofisticação que está muito além de onde nós, os desorganizados estamos.
Eu descobri que ser organizado é um estado de espírito e não uma coisa final! Aqueles que se dizem ultra-organizados todo o tempo e o tempo todo não importando as condições externas estão mais para um estado doentio do que para a coisa saudável.
Ser organizado é entrar num processo que pode começar a partir do caos. Não importa quão caótico estejam seu espaço físico ou sua vida...... O truque é começar a partir de onde está.
Vou compartilhar umas ações que funcionaram comigo:

  • Primeiro aprenda como fazer DECLUTER (tem um post meu sobre isso aqui no blog).
  • Assuma a regra: Se entra alguma coisa nova, algo velho tem que sair. Por exemplo, se eu comprro uma camisa nova, eu escolho uma usada para doar.
  • Divida sua casa em setores e trabalhe naquele setor por uma semana. Sugestão de setores sugeridos pelo sistema FLYLADY.
  • Zona 1 – Entrada (hall) e Sala de Jantar e varanda, se tiver.
    Zona 2 – Cozinha e área de serviço.
    Zona 3 – Banheiro principal e Quarto secundário, 
    Zona 4 – Quarto Principal banheiro secundário e closet
    Zona 5 – Sala de Estar

    Cada zona é limpa numa semana e assim você liberará tempo para outras atividades,

    Bem, penso que seja um bom começo. A gente ainda vai falar mais sobre esse assunto.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Método Cozi

Vou postar aqui dicas e sugestões que melhoram nossa organização em casa. O site Cozi.com nos dá ferramentas virtuais para organizar nossa casa quer moremos sozinhos ou em familia. Aproveitem, vale a vida!

video